Total de visualizações de página

domingo, 12 de dezembro de 2010

Amor de Sertaneja

Amor de Sertaneja

Sou uma mulher matuta
Que nasceu aqui no sertão,
Mas soube viver a vida,
Deixando "apaixoná"o coração!

Quero hoje "pará" um instante
Para as coisa boas "recordá"...
Quando eu conheci o meu Tião
E por ele me deixei "apaixoná"!

Lembro-me como se fosse hoje...
Lá no fundo do "quintá",
Tião passava "assobiando",
Só pro meu coração "atiçá"!

Eu que varria o terreiro,
Jogava a vassourinha no chão
E corria bem faceira,
Só pra "encrontrá"o meu Tião!

Mas quando perto dele chegava,
O céu parecia que sobre mim ia "desabá",
E se ele olhasse nos meus ´"zóios",então?
Começava "inté" a "gaguejá"!

Ele percebendo o meu jeito,
Mas tinha também o dele de "caipirão",
Só pegava uma "frozinha"no gramado
E me oferecia,com muito amor no coração!

Então eu ficava doida
Para que ele pegasse a minha mão,
Mas o matuto desesperado fugia,
Lá pro fundo do mangueirão!

Ah,Tião!Se "ocê"me amasse de verdade...
E pudesse "passiá"dentro do meu coração,
Ia "encrontrá"em cada "cantinho" dele
O seu nome gravado,com uma oração!

Mas tem  hora que eu penso
Que "vosmecê" é muito "devagá"!
Só fica nessa lengalenga
E eu doida pra te "amá"!

Tião,se "ocê" não" tomá" corage"
E "fô" com meu pai "falá",
Eu juro nessa hora:
Nunca mais quero te "encrontrá"!

Tião endo que eu estava decidida
Daquela decisão então "tomá",
Olhou bem nos meus "zóios" e disse:
- Com seu pai eu vou "falá"!

Meu coração bateu forte,
Parecia que do peito ia "sartá".
Atirei - me nos braços do meu Tião,
Para seus lábios então "beijá"!

Só sei que foi no mês de maio,
Numa igrejinha toda enfeitada no "arraiá"
Que entrei vestida de branco
Só pra com meu "amô" me "casá"!

Que saudade daquele tempo,
Que jamais irá "vortá"!
Mas de uma coisa tenho certeza:
Do meu Tião, jamais irei "largá"!
                    
                      Neuzelí Maia/2005

                                         Minha Fortaleza
  
     Não sei por que, hoje não não estou conseguindo escrever. Talvez tenha fugido de mim a inspiração.O motivo? - Não sei. Acho que foi a chamada "Depressão". Fugir dela? Como?O cansaço do dia a dia, a luta pela vida, os desatinos... Às vezes é preciso alguma coisa acontecer para quebrar a rotina da nossa vida terrena, para nos despertarmos para a vida espiritual.Quando uma das ciladas do destino nos pega de surpresa é preciso saber encará-la com coragem, garra, força e não nos deixar abater. De repente,é preciso olhar para o alto, lá onde está o criador e tentar buscar o alento para aliviar a nossa dor.Uma força sobrenatural se apossa de nosso frágil ser e novamente nos induz à fé, a acreditar em um Deus vivo, forte, capaz dos maiores milagres operar.Paramos um instante, fechamos nossos olhos e com Ele começamos a falar :
    - Senhor,trazes-nos de novo a felicidade, a vitalidade,o acreditar! Nos ensina o caminho da fé, para receber de ti  a cura do corpo físico e da alma.Queremos nos tornar donos da sabedoria, para entender o por quês das coisas e sabe transmitir palavras de ânimo às pessoas que precisam de uma palavra amiga  e sofrem mais do que nós. Ensina-nos cada vez mais a estender as mãos aos que precisam e que nós saibamos enxugar as lágrimas dos rostos tristes e desesperados e que ainda não o conhecem verdadeiramente.Que os nossos olhos possam refletir a luz, a paz, o amor que vem de Ti aos olhares que já não podem ver "uma luz no final do túnel".Que através de um caloroso abraço nós possamos transmitir a solidariedade, a força interior necessária para que alguém vença todos os obstáculos que, porventura, possam surgir em qualquer caminho, por mais cruel que ele seja! Senhor, sê a nossa fortaleza bem presente e que a sua misericórdia não termine hoje,mas que dure para sempre!
                                                                                                                               Neuzelí Maia/2005


                                         A Tempestade Passou


    Estive por um bom tempo, enfrentando a fúria do mar que tomou conta da minha vida, tentando sucumbir a minha nau. As ondas que me apavoraram foram assoladoras, bateram tão forte, fazendo - me enlouquecer!Um grito de pavor ecoou na imensidão das águas...era o meu.Gritei para que alguém me ouvisse,mas o vento cruel, levou para distante a minha voz. Eu podia sentir a presença de  alguns navegantes do acaso por perto.Seus barcos estavam superlotados de problemas e seus pilotos tinham muitos afazeres e era muito arriscado desafiar as ondas para do meu barco se aproximarem.A cada onda que vinha se deixavam levar e foram para bem distante, talvez depois do horizonte que fica entre o céu e o mar.Outros conseguiram se achegar, tentaram com palavras ajudar: - Força! Continue remando sempre...até me jogaram um fiozinho de fé, de esperança e nele  me agarrei firme.Uns diziam: você é forte, não vai desanimar agora,vai? É uma guerreira e vai saber lutar! Olhei para o céu e percebi que a noite tinha chegado e com  brilho das estrelas eu iria encontrar o caminho das águas tranquilas que o senhor tinha me reservado, bem no meio do mar.De repente... uma voz firme, mas suave: - É preciso confiar!Voltei novamente a olhar para o firmamento e me interrogar: - Será que não estou conseguindo chegar aos céus, à presença de Deus  com minhas orações?Ano inteiro pedindo, pedindo e...nada! Resolvi tomar  uma séria decisão: Me alimentar, só depois de respondida  a minha humilde oração.E assim o fiz - dois dias depois a tempestade passou, coloquei meus pés em terra firme e as bênçãos  de que eu estava precisando o Senhor  sobre mim, com abundância derramou. Hoje sou grata a Ele por ter adquirido uma grande experiência de fé ao atravessar esse imenso mar de provações e pude então ter a certeza de que no céu existe de verdade um grande Deus, que está pronto a responder às nossas orações.
                                                                                                                           Neuzelí Maia/2005

Nenhum comentário: